Ana Paula Xongani

Ana Paula Xongani
“O problema não é não saber, é não querer mudar

Ana Paula Xongani tem trajetória marcada pelo compromisso com o diálogo

Filha e neta de ativistas, Ana Paula Xongani cresceu assistindo e participando de iniciativas que tinham o objetivo de fortalecer os caminhos de existência da população negra. “Muitas famílias das décadas de 30 e 40 construíam atividades sociais, encontros, aprendizados coletivos e movimentações políticas. Essas famílias cresceram, tiveram filhos e netos. Eu sou uma dessas netas”.

“Não quero apenas resistir, quero existir

Na moda e na comunicação, Ana Paula Xongani cria a partir do desejo de pluralizar a existência de pessoas como ela, pretas. A empresa que tem com sua mãe, o Ateliê Xongani, carrega a beleza no nome. Em changana, uma das línguas falada em Moçambique, “Xongani” significa “enfeite-se”, “fique bonita”. Em viagem que fez ao país africano em 2008, Ana Paula Xongani se deparou com a beleza e diversidade dos tecidos africanos e imediatamente se lembrou de sua própria história. “Na minha casa, moda sempre foi uma forma de ativismo. Minha mãe enfeitava meu corpo para que eu pudesse enfrentar o mundo lá fora”. Com a mala cheia, criou uma marca para valorizar a diversidade de corpos da mulher negra. Hoje, com roupas e acessórios para todos os gêneros, e também peças de decoração, o Ateliê Xongani segue vestindo de significados pessoas e ambientes.

Para ampliar os territórios ocupados pela marca, Ana Paula Xongani começou a criar conteúdos para a internet. E como resposta, recebeu o interesse da audiência por mais. Nasceu então a criadora de conteúdo que, em vídeos autorais e também desenvolvidos em parcerias com diferentes empresas, propõem conversas gostosinhas com papo cabeça. Lifestyle, autocuidado, questões raciais e de gênero, maternidade. Tudo cabe em seus canais, sempre com objetivo de criar pontes e trocar saberes a partir de um diálogo acolhedor. “Ativismo afetivo”, como gosta de chamar.

Reproduzir vídeo

50 fatos

Quer conhecer um pouco mais sobre Ana Paula Xongani? Neste vídeo em seu canal no YouTube, ela responde perguntas gostosinhas dos Xongs, nome que dá à sua fanbase, escolhido por eles mesmos. De onde vem seu nome, como é ser mãe da Ayoluwa Ba-Senga, a Ayo, o que gosta de fazer e o que tem realizado. Tá tudo lá!

Reconhecimento

Inovadores Negros, Forbes

Em 2020, Ana Paula Xongani está entre os 20 criadores negros mais inovadores listados pela Forbes Brasil, que destacou profissionais que “tem muito a dizer” e tem usado a internet para produzir conteúdos sobre os mais variados temas, em diferentes formatos.

“Creators Boost + Pitch”, YouPix

O “Creators Boost” é um programa de aceleração de criadores realizado pelo YouPix, consultoria de negócios para a influence economy, a maior referência para influência digital do país. Durante o evento, criadores desenvolvem e apresentam seus projetos. Ana Paula Xongani foi uma das vencedoras no ano de 2018. No mesmo ano, foi a 2a colocada também no “Creators Pitch”, concurso realizado no YouPix Summit, evento anual do YouPix, em que se premia ideias originais com potencial de gerar negócios.

YouTube NextUP, Google

O NextUP é um concurso global do Google que, no Brasil, acontece no YouTube Space, no Rio de Janeiro. Ana Paula Xongani esteve entre os vencedores da edição de 2018 do evento, que promove um “intensivão” criativo e de negócio aos participantes.

A produção de conteúdo para a internet levou Ana Paula Xongani para muitos lugares: TV, viagens, produção de documentário para a Obama Foundation, TEDx, palestras, cursos, consultorias, publicidade. Sonhos realizados e pontes construídas.

“A estrutura me atravessa, mas eu não me resumo a isso”

Em sua trajetória como criadora de conteúdo, Ana Paula Xongani já produziu de forma autoral e também em parceria com marcas vídeos marcantes. Google, Globo, AVON, Bradesco, Natura, Colgate-Palmolive, Unilever, Coca-Cola, Salon Line e TNT Energy Drink são algumas das marcas com quem já realizou grandes e importantes projetos, que proporcionaram a ela falar para além do racismo, um de seus grandes interesses. O impacto de seu conteúdo abriu portas para novos negócios e plataformas.

Na TV e streaming é uma das apresentadoras do programa Se Essa Roupa Fosse Minha, do GNT e Globoplay, sobre consumo consciente na moda. Na podosfera, é também apresentadora dos programas Nada Sei (1a temporada), sobre educação, e Trampapos (2a temporada), sobre empregabilidade, em parceria com Instituto Ayrton Senna e Catho, especificamente. Ana Paula Xongani é também editora convidada da Paralela, selo da Cia das Letras, uma das maiores editoras do país.

Reproduzir vídeo

Existência

Neste vídeo, a partir de uma transformação real em sua imagem, Ana Paula Xongani passa por toda sua trajetória. Um compilado delicado e poético sobre como tem sido existir, para além de resistir. Confira!

Reconhecimento

Summit for Social Change, YouTube

Foi uma das youtubers selecionadas pelo YouTube para representar o Brasil no YouTube Summit for Social Change 2016, evento que reuniu criadores de conteúdo de todo o mundo que usam suas redes sociais para causar impacto positivo no mundo.

Mulheres Inspiradoras, Think Olga

Em 2016, foi eleita uma das mulheres inspiradoras daquele ano, pelo Think Olga, uma das mais relevantes organizações de inovação social com foco em criar impacto positivo na vida das mulheres do Brasil e do mundo.

Prêmio EpregueAfro

Em 2015, sua trajetória como empresária no Ateliê Xongani foi agraciada com o Prêmio EmpregueAfro, que reconhece a contribuição de empreendedores na valorização da diversidade etnicorracial no Brasil.

Profilekit